Significado de doenças do lado direito e esquerdo

Significado de doenças do lado direito e esquerdo

Quando uma questão emocional é arquivada e não resolvida, ela se manifesta no corpo de alguma forma. Na maioria das vezes, por meio de doenças ou dores.

Em outras palavras, isto significa que toda doença tem uma causa emocional desencadeante. Quando somamos os estudos da medicina e da psicologia, chamamos essa base de psicossomática. No entanto, não são apenas as razões psicológicas que devem ser levadas em consideração. O lado do corpo no qual determinada doença se manifesta também tem uma razão. 

A Medicina Chinesa, que nasceu há cinco mil anos, traz o conceito de que o lado esquerdo representa o masculino, nomeado como “energia yang”, enquanto o lado direito representa o feminino, chamado de “energia yin”. 

A psicologia de Jung, também nos aponta para a manifestação de animus e anima em nós, sendo o primeiro a representação do masculino e, o último, do feminino. 

Doenças do lado esquerdo: problemas com os homens de sua vida

As doenças que se manifestam do lado esquerdo do corpo estão correlacionadas aos homens da nossa vida, como, por exemplo, problemas com marido, namorado, irmão, filhos, ex-parceiros, amigos, etc. Mas, principalmente, com o pai. Afinal, ele representou a primeira energia masculina em nossa vida.

Portanto, todo sentimento de abandono, rejeição, dor, trauma ou dificuldade com figuras masculinas pode gerar bloqueios relacionados a isso, do lado esquerdo de seu corpo. 

Ou seja, as disfunções que ocorrem deste lado estão correlacionadas a excessos de responsabilidade, culpa, racionalidade, agressividade ou inflexibilidade – características típicas de um masculino desequilibrado. 

Por exemplo, mulheres que desenvolvem cisto no ovário esquerdo possivelmente tiveram um pai ausente e, por isso, precisaram ser o “homem da casa”. Assim, doam-se demais ao outro, esquecendo-se de si mesmas. Como forma de compensar a falta paterna em suas vidas, elas reproduzem este homem em si mesmas. Então, passam a fazer tudo e assumem a maior parte das tarefas. O problema é que esquecem de pedir ajuda.

Ovários Policisticos

+ Síndrome do Ovário Policístico sinaliza excesso de características masculinas e problemas com o pai

Outro exemplo é de uma mulher que reproduz um nódulo no seio esquerdo. As mamas representam o amor e são a parte do corpo que tem a função de doar e receber. O fato do problema ter surgido deste lado pode sugerir uma pessoa que, ao invés de receber atenção, cuidados e nutrição emocional do pai, se sentiu “sugada” por esta pessoa. 

Outra situação é quando o pai cobra excessivamente de um filho e esta pessoa começa a se sentir sobrecarregada. Neste caso, é comum que o nervo isquiático, do lado esquerdo, seja afetado, dando origem ao que as pessoas popularmente chamam de “nervo ciático” – que, na verdade, só recebe este nome quando está inflamado. Este nervo tem relação direta com as sobrecargas que sentimos na vida. Quando não nos sentimos capazes de resolvê-las, ele inflama, simbolizando esta “trava” em nosso caminhar. 

Disfunções do lado direito: um feminino ferido

Já as doenças que se manifestam do lado direito têm relação com as mulheres da sua vida, como irmãs, tias, amigas, filhas e, principalmente, a mãe. Portanto, essas disfunções estão relacionadas às mágoas, ressentimentos, carência, dependência, etc. – características típicas de um feminino em desequilíbrio.

Por exemplo, é no útero que reside todas as nossas memórias ancestrais. Quando somos geradas no ventre de nossa mãe “absorvemos” as memórias celulares que residiam nela, fruto não apenas de suas experiências de vida, como também da carga genética que ela “herdou” de sua avó. O mesmo aconteceu com sua avó em relação à bisavó e assim por diante.

Portanto, quando você acumula em seu útero problemas relacionados às mulheres da sua família, é natural que o útero adoeça. 

No caso de uma mulher que desenvolve um mioma uterino do lado direito, significa que ela vem acumulando neste órgão sentimentos que enfraquecem seu feminino, como baixa autoestima e amor-próprio. Ela desvaloriza a si mesma e isso a impede de ser fértil na vida.

+ Mioma surge para suprir sua falta de autoaceitação

Esta pessoa busca ser perfeita em tudo, para tentar ganhar elogios e reconhecimento de fora, suprindo, assim, a falta de autoaceitação.

Como tratar problemas físicos relacionados ao lado direito e esquerdo?

Os pensamentos e as emoções que influenciam na nossa vida são 5% conscientes e 95% inconscientes. Ou seja, os sentimentos são como icebergs, que só vemos a pontinha. Portanto, o restante das situações que não foram olhadas por nós, o corpo as manifesta em forma de doenças, na tentativa de nos proteger, já que assim precisaremos olhar para elas e resolvê-las. 

Embora toda doença exija um tratamento médico e alopático, também é de extrema importância descobrir qual raiz psicológica desencadeou essa manifestação no corpo.

Por isso, indico que toda mulher se submeta a alguma técnica de limpeza uterina, como a Reconsagração do Ventre, para se libertar dessas memórias presas em seu corpo.

A Reconsagração é um processo que traz à tona os aspectos inconscientes que estão afetando nossa vida, fazendo com que possamos não só olhar para isso com mais cuidado, como também nos ajuda a limpar e eliminar essas emoções nocivas. Ao fazer isso, nos libertamos da culpa e dos medos inconscientes, exercitando o perdão e a compreensão pela nossa história. Se eliminarmos a causa raiz do problema, também aceleramos o resultado de qualquer tratamento.

Reconsagração do Ventre
Reconsagração do Ventre

+ Entenda aqui como a Reconsagração do Ventre age na sua vida

Afinal, são os medos submersos da mente que nos impedem de nos entregar ao amor, de ter uma boa boa relação sexual, de prosperar na vida, de ter bons relacionamentos e de alcançar nossos sonhos.

Reconsagração do Ventre
Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *