Dicas de ervas para Vaporização do Útero

Dicas de ervas para Vaporização do Útero

Abaixo, você aprende as propriedades de algumas ervas, para fazer a Vaporização do Útero com elas. Para quem não sabe, a Vaporização é uma técnica milenar de ginecologia natural, que oferece benefícios tanto emocionais, quanto para a saúde íntima feminina

Você pode usar até 7 ervas diferentes em cada Vaporização. Mais do que isso, o tratamento perde a eficácia. Eu, particularmente, gosto de trabalhar com uma erva só. Assim, quando fizer efeito, você saberá exatamente o que cada erva gera em você. 

Vaporização do útero - passo a passo

+ Clique aqui e aprenda o passo a passo para fazer Vaporização do Útero

Artemísia 

Efeito fitoterápico

Auxilia na normalização do fluxo menstrual, além de ser antifúngica, antibacteriana e cicatrizante. Também é conhecida como a “erva da lua”, pois ajuda nas questões menstruais e trabalha de forma terapêutica os ovários. Por fim, ajuda a prevenir o câncer do colo de útero. 

Efeito energético

Carrega esse nome, pois, na mitologia grega, dizem que essa é a erva da Deusa Artemis. E, assim como o arquétipo da Deusa, esta erva auxilia na liberdade – em todos os sentidos. Então, podemos dizer que ela é a representação do amor-próprio e do autorrespeito. 

Essa erva atua como um amuleto para a mulher, podendo dizer que é sua melhor amiga, pois ajuda em casos de baixa autoestima, relações difíceis, despertando a magia e a paixão em ser mulher. Ela te fará enxergar melhor sua singularidade, se livrando dessas inseguranças. 

A Vaporização com Artemísia também potencializa o trabalho da Reconsagração do Ventre, pois ajuda a libertar e curar os padrões familiares que afetam sua personalidade e seus comportamentos. Por isso, quando a mulher faz a vivência de Reconsagração e usa a Artemísia como tratamento complementar na Vaporização, ela acaba se transformando fortemente. 

Além disso, apesar de ser uma erva que atua no feminino, ela traz também a energia ativa masculina, ideal quando a mulher precisa ter mais coragem, garra, iniciativa. 

Mas, atenção: o tempo máximo de uso da Artemísia é de 3 semanas. Além disso, não deve ser usada por grávidas, pois pode ter efeito abortivo.

Alecrim

Efeito fitoterápico

Aumenta a circulação sanguínea para os órgãos reprodutores, facilitando a fertilidade. Além disso, também ajuda a diminuir dores íntimas, como cólicas. 

Esta erva é antifúngica e melhora a elasticidade vaginal, rejuvenescendo os tecidos dessa região, que podem já se encontrar flácidos. Atua, igualmente, de forma complementar aos cuidados médicos, no tratamento de miomas, cistos no ovário, corrimento e infecção urinária

Atenção: o Alecrim é adstringente, nos protegendo contra agentes externos. Mas, justamente por isso, NÃO pode ser usado durante a menstruação e nem por gestantes!

Por último, pode ser uma erva aliada para regularizar a menstruação. Neste caso, o Alecrim deve ser usado na Vaporização a partir do atraso menstrual, ou três dias antes do cálculo da menstruação. Faça a Vaporização diariamente, até a menstruação descer. Se a intenção for regularizar seu ciclo, o resultado não necessariamente virá da primeira vez que utilizar. Repita a Vaporização por pelo menos 3 ciclos seguidos. 

Efeito fitoenergético

Ajuda na limpeza de toxinas e emoções concentradas no útero. Por isso, deve ser usada antes, durante ou depois da Reconsagração do Ventre, para potencializar e dar continuidade ao trabalho de limpeza. Quando a mulher faz a Reconsagração e continua fazendo a Vaporização com Alecrim, isto ajuda a liberar medos, traumas e mágoas retidos no útero, ajudando a ativar os dons adormecidos.

O uso do Alecrim também traz entusiasmo pela vida, ajudando a começar coisas novas. Alivia desespero, ansiedade e depressão, sendo indicado em momentos de desespero, para acalmar a alma e dissipar a apatia e a melancolia. 

Também diminui sentimentos de raiva e ajuda a liberar o perdão. Traz lembranças do passado que precisam ser lembradas, para ressignificar alguma situação.

Manjericão

Efeito fitoterápico

É um estimulante uterino. Por isso, pode acelerar a menstruação atrasada e estimular a atividade uterina em casos de menstruação desregulada, ajudando a regularizar o ciclo. 

Quando a mulher tem um fluxo menstrual muito intenso, é bom evitar a Vaporização enquanto está menstruada. No entanto, caso o objetivo seja diminuir este fluxo, o manjericão pode ser utilizado para este fim.

Por fim, o Manjericão também fortalece a saúde dos órgãos sexuais ou melhora os sintomas incômodos da menopausa.

Efeito fitoenergético

Ajuda a expandir a consciência, enxergar o que antes não se via para ajudar em alguma decisão. Como resultado, traz mais consciência sobre o caminho que está errando, além de promover paz e comunhão com as pessoas ao redor.

Calêndula

Efeito fitoterápico

É ótima para desintoxicar física e emocionalmente a vagina, pois causa uma forte transpiração e limpeza dos tecidos desta região. Portanto, é uma erva fortemente curativa para feridas, ajuda na cicatrização de tecidos, como os lábios e a vagina. 

Além disso, é anti-inflamatória, adstringente, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica e calmante. Da mesma forma, é muito indicada para quem sente dor durante o sexo, tem alguma doença ginecológica que afeta os tecidos ou está em reabilitação de dores sexuais que podem causar fissuras e ardência vaginal. Também ajuda a regularizar a menstruação.

Efeito fitoenergético

Ela é a erva certa para trabalhar relações de cura entre mãe e filhos, pois ajuda a estreitar os vínculos, atraindo mais carinho e respeito. Gera gratidão à vida e amor incondicional a todos os seres, aumentando a alegria de viver.  

Além disso, ajuda a fortalecer o emocional e as capacidades pessoais, melhorando os relacionamentos e sanando as dificuldades amorosas. Assim, contribui positivamente para atrair um amor.

Atenção: a Calêndula é contraindicada em caso de intestino solto.

Camomila

Efeito fitoterápico

Possui ações calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. Quando usada na Vaporização do Útero, acalma os tecidos vaginais melhorando tanto alguma irritação pós-relação sexual, como também infecções vaginais, como a candidíase, por exemplo. Também diminui dores e cólicas e reduz os sintomas da TPM. Além disso, ajuda a diminuir cólicas menstruais e os sintomas da TPM. 

+ 5 autotratamentos naturais para a TPM

Efeito fitoenergético

É calmante, ajuda a diminuir ansiedade e depressão, trabalhar os aspectos da maternidade, ou a relação difícil com a mãe. Ao mesmo tempo, aumenta a compreensão, o amor incondicional e a compaixão, te deixando mais amorosa e facilitando em entender o lado da outra pessoa. Além disso, contribui positivamente para eliminar a raiva, o ódio, as mágoas retidas e traz perdão, otimismo e esperança na vida. 

É a erva ideal para a primeira Vaporização, pois ela lhe acolhe quando você está desequilibrada emocionalmente. Por fim, traz uma sensação de aconchego, carinho e calma. Indicada para quando você estiver com os processos mentais muito acelerados. Pode ser usada por crianças. 

Orégano

Efeito fitoterápico

É calmante, ativa a circulação sanguínea local, ajuda na lubrificação vaginal e também a melhorar a sensibilidade local para aumentar o prazer sexual. Analgésico, reduz cólicas menstruais, além de contribuir para a regularização do ciclo menstrual e para a diminuição dos sintomas da menopausa. Por fim, possui composto fenólico, carvacrol e thymo, com efeitos antifúngicos e antimicrobianos

Efeito fitoenergético

Atua fortemente no feminino, trazendo essas características para sua personalidade, ou seja, ajuda você a lidar com suas emoções, sutileza, intuição e entrega na cama. Também tende a melhorar a relação com as pessoas que moram junto ou convivem com você, promovendo mais alegria. Ajuda a criar raízes, a se sentir parte de algo e bem localizada. Portanto, é ideal para quando a pessoa está se sentindo perdida ou deslocada.

Por exemplo, eu usei o orégano na Vaporização de uma paciente que veio do exterior, mas não estava se habituando com a vida no Brasil. Apesar disso, ela não podia voltar ao seu país por questões pessoais. Depois de 15 dias, intercalando a Vaporização e fazendo-a dia sim, dia não, esta mulher começou a se apaixonar pelo Brasil e se situar no país. Nesse meio tempo, até encontrou um namorado. 

Folhas de framboesa

Efeito fitoterápico

Ajuda a fortalecer, relaxar e tonificar o útero, quando este se encontra fraco ou tenso, com muita carga emocional e já afetando seu físico. Ou seja, é ideal para ser usada quando existe alguma tensão muscular íntima, dor sexual ou inflamação do sistema reprodutor. Estimula a contração uterina, sendo indicada para mulheres que possuem pouco fluxo menstrual; no fim da menstruação, para limpar o restinho de sangue; ou para limpar toxicidades do útero. Também relaxa a musculatura vaginal e ajuda a aumentar a eficácia do fortalecimento dela. Aumenta o estrogênio e, por isso, ajuda a normalizar problemas hormonais. Por fim, diminui sintomas da TPM e menopausa.

Efeito fitoenergético

Trabalha o feminino, aumenta a criatividade, a libido e a paixão pela vida. 

Pétalas de rosas vermelhas

Efeito fitoterápico

Também atua como tranquilizante emocional para o útero e é adstringente dos tecidos e dos órgãos genitais. Ou seja, além de deixar a vagina mais “apertadinha” para aumentar o prazer, também ajuda a fechar qualquer ferida nesta região.

Efeito fitoenergético

Trabalha todos os aspectos do amor e do feminino, aumentando a sensualidade, o magnetismo, o amor, a libido e a autoestima.

Malva Branca

Efeito fitoterápico

Contribui muito com problemas de lubrificação, pois age abrindo as Glândulas de Bartholin. Portanto, é indicada em casos de Bartolinite e secura vaginal. Como é anti-inflamatória e possui efeito calmante, combate cólicas e os sintomas da menopausa. Também funciona como tratamento complementar para infecção urinária.

+ Tratamentos para Bartolinite: 4 dicas naturais

Efeito fitoenergético

Diminui ansiedade, traz ânimo aos relacionamentos e acalma. 

Sálvia

Efeito fitoterápico

Ajuda a descer sangue menstrual em caso de atrasos, aumenta o fluxo menstrual, contribui para regularizar o ciclo e melhorar todas as desordens menstruais. Também apoia no aumento da fertilidade.

Efeito fitoenergético

Ameniza inseguranças e funciona como um tratamento complementar para diminuir estresse e depressão.

Lavanda 

Efeito fitoterápico

Esta é uma das ervas mais relaxantes que existem, acalma a mente e o corpo, nutrindo o sistema nervoso central, melhorando todo desenvolvimento mental e intelectual. Também é uma planta antisséptica, anti-inflamatória e antiespasmódica para os tecidos vaginais. Então, auxilia no retorno venoso, diminuindo inflamações e dores, como cólicas menstruais e tensão muscular vaginal. 

Ainda é cicatrizante, analgésica e antidepressiva. Também é ótima para ser usada após o parto ou para cicatrizar melhor a episiotomia (corte efetuado entre a vagina e o ânus, para facilitar a passagem do bebê), caso a mulher tenha sido submetida a ela, desde que a ferida não esteja aberta. 

Efeito energético

Atua equilibrando todas as energias, purificando e limpando sentimentos negativos, como raiva, irritação, estresse e ansiedade. Ajuda a mulher a administrar diferentes emoções ou várias tarefas ao mesmo tempo, sem se estressar. Ideal quando se sente sobrecarregada na vida ou emocionalmente. Faz uma limpeza energética, tendo efeito calmante e melhorando o sono. Também por isso, ajuda, de forma paralela, em tratamentos contra depressão, pois traz alegria e renovação na vida. No amor, ajuda a entender o momento do seu par e respeitar os limites do outro. Mas, se for o caso, também dá força e coragem para finalizar relações ou trabalhos, inaugurando uma nova fase na vida, sem estresse e sofrimento. Dessa forma, nos prepara para todo tipo de mudança. 

Agripalma

Efeito fitoterápico

Ótima para diminuir cólicas menstruais e fadiga da musculatura vaginal e do útero. Por fim, também ajuda em todo relaxamento vaginal. 

Efeito energético

Ainda não existem relatos dos efeitos energéticos desta erva.

Minicurso de Vaporização do Útero, cuidados íntimos e fitoterapia

As participantes da minha vivência online de Reconsagração do Ventre, ganham de presente minicursos de fitoterapia, Vaporização do Útero, cuidados íntimos e Pompoarismo sem instrumentos.

Afinal, quando a mulher limpa seu ventre por meio da Reconsagração e depois instaura a Vaporização do Útero em sua rotina de autocuidados, ela potencializa os efeitos da limpeza uterina.

Cada erva trabalha um aspecto emocional em sua vida, ajudando-a a ressignificá-lo. Isso, por si só, apoiará o trabalho da Reconsagração, pois você estará trabalhando especificamente uma questão emocional que foi trabalhada na vivência.

+ Quero saber mais ou me inscrever na Reconsagração do Ventre

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *