O corpo feminino libera, ao longo de um mês, 3 tipos diferentes de corrimento branco:
- Corrimento branco pastoso
- Transparente e gelatinoso
- Opaco e espesso
Estas secreções são sem cheiro e liberadas em pouca quantidade – preenchendo, em média, a digital do dedo indicador. Neste caso, esses corrimentos brancos fazem parte da saúde do corpo feminino e sinalizam as fases do ciclo menstrual pelas quais estamos passando.
+ Conheça melhor 3 tipos de corrimento branco que corpo feminino libera e sinalizam saúde
Mas, quando o corrimento branco tem aspectos diferentes desses acima citados, isto pode sinalizar alterações na flora vaginal, devido a algum desequilíbrio. Veja abaixo quais corrimentos brancos demandam atenção.
Corrimento branco acinzentado ou amarelado
Este corrimento vem acompanhado de odor desagradável (algumas pessoas o comparam a cheiro de peixe). Ele costuma aumentar ou aparecer após a relação sexual ou pós-menstruação. Pode também vir acompanhado de irritação, apesar de não ser obrigatório.
Neste caso, este tipo de corrimento tende a sinalizar uma proliferação exacerbada de bactérias, que alteram o PH vaginal, deixando-o mais básico – o que diminui a proteção normal da vagina, tornando-a ainda mais suscetível a presença de mais bactérias.
PH vaginal é termômetro de sua saúde íntima: clique aqui e aprenda a calculá-lo
Corrimento tipo nata de leite ou coalhada
Este corrimento costuma vir em bastante quantidade e se assemelha à nata de leite ou coalhada, pois se caracteriza por ser espesso e ter vários pedacinhos. Se a mulher coloca o dedo no canal vaginal para averiguar, ela nota que sai ainda mais quantidade deste tipo de corrimento.
Quando este corrimento vem associado a sintomas como coceira, irritação, sensibilidade vaginal e ardência, tende a ser candidíase – infecção gerada pela proliferação exacerbada do fungos cândida, geralmente candida albicans.
Entretanto, caso apareça pus, pode ser alguma reação de inflamação alérgica, pelo uso de sabonetes, camisinha, etc.
Autotratamento para candidíase
Abaixo, você confere uma aula gratuita que idealizei, com dicas de tratamento natural para a candidíase. Dê “play” no vídeo e aprenda técnicas de autocuidado e dicas de ginecologia natural para tratar candidíase.
Corrimento marrom e rosa: o que significam?
Este corrimento pode ter vários significados: menstruação, gravidez, lesões vaginais e até doenças ginecológicas. Clique e aprenda a interpretar o corrimento marrom e rosa!
Corrimento amarelo: sinal de alerta para saúde
Este corrimento, de modo geral, pode ser um sinal de infecção ginecológica, devido a uma doença venérea. Clique aqui e conheça os tipos de corrimento amarelo e seus significados
Tipos de corrimento na gravidez
É comum ter corrimento na gravidez e, geralmente, não há com o que se preocupar. Mas se este corrimento tiver algumas particularidades, é sinal de alerta para a saúde.
Descubra o significado de cada tipo de corrimento durante a gestação
Deixe um comentário