Corrimento branco: quando acontece e o que significa?

Corrimento branco: quando acontece e o que significa?

O corpo feminino libera, ao longo de um mês, 3 tipos diferentes de corrimento branco: 

  • Corrimento branco pastoso
  • Transparente e gelatinoso
  • Opaco e espesso

Estas secreções são sem cheiro e liberadas em pouca quantidade – preenchendo, em média, a digital do dedo indicador. Neste caso, esses corrimentos brancos fazem parte da saúde do corpo feminino e sinalizam as fases do ciclo menstrual pelas quais estamos passando.

Mucos vaginais

+ Conheça melhor 3 tipos de corrimento branco que corpo feminino libera e sinalizam saúde

Mas, quando o corrimento branco tem aspectos diferentes desses acima citados, isto pode sinalizar alterações na flora vaginal, devido a algum desequilíbrio. Veja abaixo quais corrimentos brancos demandam atenção.

Corrimento branco acinzentado ou amarelado

Este corrimento vem acompanhado de odor desagradável (algumas pessoas o comparam a cheiro de peixe). Ele costuma aumentar ou aparecer após a relação sexual ou pós-menstruação. Pode também vir acompanhado de irritação, apesar de não ser obrigatório. 

Neste caso, este tipo de corrimento tende a sinalizar uma proliferação exacerbada de bactérias, que alteram o PH vaginal, deixando-o mais básico – o que diminui a proteção normal da vagina, tornando-a ainda mais suscetível a presença de mais bactérias.

PH Vaginal

PH vaginal é termômetro de sua saúde íntima: clique aqui e aprenda a calculá-lo

Corrimento tipo nata de leite ou coalhada 

Este corrimento costuma vir em bastante quantidade e se assemelha à nata de leite ou coalhada, pois se caracteriza por ser espesso e ter vários pedacinhos. Se a mulher coloca o dedo no canal vaginal para averiguar, ela nota que sai ainda mais quantidade deste tipo de corrimento.

Quando este corrimento vem associado a sintomas como coceira, irritação, sensibilidade vaginal e ardência, tende a ser candidíase – infecção gerada pela proliferação exacerbada do fungos cândida, geralmente candida albicans

Entretanto, caso apareça pus, pode ser alguma reação de inflamação alérgica, pelo uso de sabonetes, camisinha, etc.

Autotratamento para candidíase

Abaixo, você confere uma aula gratuita que idealizei, com dicas de tratamento natural para a candidíase.  Dê “play” no vídeo e aprenda técnicas de autocuidado e dicas de ginecologia natural para tratar candidíase.

Corrimento marrom e rosa: o que significam?

Já o corrimento marrom ou rosa pode ter vários significados: menstruação, gravidez, lesões vaginais e até doenças ginecológicas. Clique e aprenda a interpretá-lo!

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *