5 autotratamentos naturais para amenizar TPM

5 autotratamentos naturais para amenizar TPM

A sua Tensão Pré-Menstrual (TPM) costuma trazer problemas para sua vida? Neste artigo, você aprenderá 5 autotratamentos naturais para amenizar esses sintomas nocivos, como agressividade, flutuação de humor, impulsividade, carência excessiva, etc. 

No entanto, antes de pensar em tratar algo, você precisa entender o que este problema está tentando te falar. Todo problema físico possui uma causa emocional que o desencadeou. Se você apenas trata os sintomas manifestados, o problema até pode ser solucionado, mas a causa emocional continuará reverberando dentro de si. Isso pode fazer com que outra doença se manifeste por conta disso, ou até o mesmo problema volte tempos depois.

Portanto, nessa matéria em especial eu explicarei alguns recursos para acalmar os sinais da TPM. Mas resolver os problemas emocionais que estão desencadeando este quadro é fundamental para que os sinais nocivos sejam exterminados de vez. 

Para isso, recomendo que clique aqui e compreenda a história que sua TPM está te contando. Assim, você aprenderá a traduzir essa linguagem do que está acontecendo na sua vida.  

Veja, abaixo, as 5 dicas de autotratamento para amenizar os sintomas da TPM.

1 – TPM com menos tristeza, ansiedade e estresse 

Um dos sintomas mais comuns da TPM é a tristeza, associada a ansiedade, estresse e,em casos mais graves, estados depressivos. Para isso, existem dois recursos naturais muito eficazes.

Valeriana

A Valeriana é uma planta medicinal muito eficaz na diminuição dos sintomas físicos e emocionais da TPM, pois atua como um excelente calmante, amenizando estresse, irritação e ansiedade. Além disso, também atua como facilitador do sono. 

A tintura de valeriana pode ser feita em farmácia de manipulação e ministrada durante a TPM até o fim da menstruação, ou até quando os sintomas costumam amenizar. Faça uso de 3 a 5 vezes por dia, de acordo com suas necessidades. Se souber o dia que menstrua, a Valeriana pode começar a ser ministrada cerca de 3 dias antes de menstruar. 

Como usar a Valeriana 

Podem ser utilizadas cerca de 30 gotas da tintura de Valeriana em um copo com água. Ela tende a aliviar as emoções instantaneamente.

Outra opção é usar em chá. Use 1 colher de sopa desta erva, para cada 1 xícara de água. Ferva a água e, depois, desligue o fogo. Coloque a erva na água e tampe a panela, deixando agir por 5 minutos. Coe a mistura e tome o chá. Você pode consumir até 3 xícaras do chá, por dia, 3 dias antes de vir a menstruação, ou quando você começar a sentir os sintomas da TPM. Mantenha o uso até sua menstruação ou os sintomas cessarem. 

Contraindicações da Valeriana

Pessoas com pressão muito baixa devem evitar o uso, pois a Valeriana pode diminui-la ainda mais. Se tiver tomando o medicamento loperamida não pode ingerir a Valeriana, pois neste caso causa causaria delírios. Cancele a ingestão de álcool enquanto estiver ingerindo o chá de Valeriana, pois esta planta potencializará os efeitos da bebida. 

Lavanda, Camomila e Folhas de Maracujá

O chá de Lavanda, de Camomila, ou de Folhas de Maracujá também contribuem positivamente para amenizar tristeza, estresse e ansiedade. Para preparar o chá, use 50g da planta, para 1 litro de água. Ferva a água e, depois, desligue o fogo. Coloque a erva na água e tampe a panela, deixando agir por 5 minutos. Coe a mistura e tome o chá. Você pode consumir até 3 xícaras do chá, por dia, 3 dias antes de vir a menstruação, ou quando você começar a sentir os sintomas da TPM. Mantenha o uso até sua menstruação ou os sintomas cessarem. 

Cada mulher se adapta com um recurso diferente, pois cada planta tem uma propriedade em especial e muitas vezes era exatamente o que seu organismo estava desejando. Portanto, é preciso testar qual recurso melhor funciona no seu caso.

2 – Me diga o que você come, que te direi como é sua TPM 

Mesmo que sua alimentação não seja regrada, na fase da TPM ela deve ser. Afinal, alguns alimentos intoxicam seu corpo nesta fase e aumentam a produção de hormônios nocivos.  

Veja quais substituições você precisa fazer, de alimentos que pioram sua TPM, te intoxicam e aumentam a produção dos hormônios nocivos. , e quais te tornam leves, te ajudam na liberação de neurotransmissores positivos, e te ajudam a se desintoxicar. 

  • O café e o chá mate, ricos em cafeína, causam maior agitação, o que contribui para a alteração de humor, e ainda ajudam a reter líquidos, o que já é comum nesta fase. Portanto, se você tem como hábito consumir este tipo de bebida, é aconselhável que diminua ou cesse completamente o consumo dias antes da menstruação chegar. Existem energéticos em pó, cuja base não é cafeína, que podem ajudar. Outra estratégia é consumir banana, que é rica em magnésio e complexo B. Isso ajuda a regularizar o organismo, em geral, trazendo mais prazer e disposição.  
  • Refrigerantes também ajudam a reter líquidos, que já é algo comum nesse período. E quanto mais retemos líquidos, mais intoxicadas ficamos. E quanto mais intoxicadas, mais irritadas nos perceberemos. Portanto, uma das formas que podemos usar para driblar a irritabilidade típica da TPM é, além de evitar estes alimentos, também buscar recursos que diminuem o inchaço, como citarei logo abaixo. 
  • Frituras causam mal estar, ajudam a reter líquidos e prejudicam o funcionamento do intestino, que por sua vez também se correlaciona diretamente com o mau humor.  O chocolate é um verdadeiro tesouro durante a TPM, já que o cacau traz um alívio instantâneo e libera serotonina. Mas, neste caso, vale reforçar que não é recomendável ingerir mais de 50g de chocolate por dia e deve-se dar preferência ao chocolate amargo, que tem uma maior quantidade de cacau e é, portanto, mais saudável. Outros tipos de chocolate possuem mais gordura e açúcar, aumentando o cansaço e a retenção de líquidos já típicas dessa fase. 
  • É válido somar à dieta pão integral e aveia, ricos em fibras e que ajudam a limpar o organismo. A couve também é uma grande aliada da TPM, pois acalma o sistema nervoso e normaliza o humor. Uma boa forma de usá-la é no suco verde, pela manhã. Já a castanha, por ser rica em Ômega 3, ajuda a eliminar os radicais livres e combater a retenção hídrica e a irritabilidade. 

Vale reforçar que, para um melhor e mais personalizado acompanhamento nutricional, é imprescindível buscar aconselhamento e apoio em um nutricionista de sua confiança. 

3 – Inchaço está intimamente ligado à irritabilidade

O inchaço carrega toxinas pelo corpo, que ficam no interstício sem serem drenadas. Estas toxinas mal filtradas nos deixam intoxicadas e irritadas. Afinal, vale lembrar que todos os líquidos de nosso corpo simbolizam as emoções. Portanto, reverter o quadro de inchaço também melhora a irritação. 

Além de diminuir o consumo de bebidas que aumentam o inchaço, que listei acima, também podemos fazer uso de alimentos que são diuréticos, como sucos verdes e alguns chás. 

  • Chá verde, de gengibre e cavalinha ajudam na diminuição de retenção hídrica
  • O suco da casca do abacaxi, além de diminuir a retenção hídrica, é calmante, diminui o estresse e a TPM no geral. Basta deixar a casca do abacaxi em repouso na água por cerca de 3 horas, ou de um dia para o outro. Coe esta água e ingira-a. Outra possibilidade é bater a casca do abacaxi com essa água, coar e beber. 

4 – Cuidar da ovulação melhora sintomas da TPM

O nosso estado de espírito durante a ovulação está intimamente ligado aos sintomas que teremos na próxima TPM. Portanto, atente aos seus comportamentos e emoções durante seu Período Fértil, porque isso terá um reflexo direto após.

Uma das formas mais eficazes de acompanhar seu ciclo menstrual, humores e comportamentos, é por meio do Calendário Menstrual e Lunar. Esta é a ferramenta mais poderosa de autoconhecimento e tomada de decisões. Clique abaixo para baixar gratuitamente o seu. 

Baixe gratuitamente aqui o seu Calendário Menstrual e Lunar!

5 – Limpe seu útero das emoções causadoras da TPM

Como disse no começo desse texto, toda disfunção física associada ao útero, canal vaginal, ou sistema reprodutor feminino de forma geral, tem ligação com o que você guardou nestes órgãos ao longo da vida. 

As memórias emocionais de tudo que viveu no amor, na cama, na maternidade (seja você como filha, ou mãe) e na sua identidade ficam acumuladas na forma de registro celular nestes órgãos. Portanto, todo medo, trauma ou dificuldade que vive ficam instalados no útero e podem favorecer o desequilíbrio fisiológico da nossa flora vaginal, o que tende a aumentar a possibilidade de surgir qualquer disfunção íntima, como a TPM.

E a técnica mais eficaz para limpar seu útero e vagina dessas memórias é a Reconsagração do Ventre. Este é um trabalho terapêutico de limpeza e expurgo das emoções acumuladas no útero e canal vaginal, que dão origem a bloqueios sexuais, problemas amorosos e doenças íntimas.

Este método é feito online e em uma única vivência. Nele, realizamos práticas de pompoarismo e respiração, para melhorar sua saúde genital e também “puxar” as memórias instaladas no seu útero e vagina. Além disso, em outros momentos te conduzo em exercícios meditativos.

O útero reage à Reconsagração e começa a se contrair para expulsar as memórias. O processo é tão forte que a maioria das mulheres sente cólicas durante a vivência, por conta das contrações de expulsão.

Caso tenha interesse em começar agora a limpar seu útero, clique aqui e inscreva-se na Reconsagração do Ventre

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *