A alimentação tem uma grande influência na candidíase vaginal. Aqui neste texto você aprendeu que o fungo se alimenta de glicose e descobriu quais alimentos o fazem se proliferar ainda mais.
Agora, chegou a hora ver o que você deve ingerir para aumentar a imunidade do corpo e combater este problema indesejado.
Apesar de todas as dicas que aprenderá, é importante entender que, além de uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, é de suma importância ter hábitos que contribuam com uma boa imunidade, como boas noites de sono, saber gerenciar o estresse, aumentar o consumo de água e sucos em geral, etc. A realização de atividade física também aumenta a imunidade e desintoxica o organismo, permitindo uma maior liberação das toxinas do corpo através da sudorese.
Além disso, o tratamento da candidíase ainda deve levar em conta as emoções que originaram o problema e tratar, em paralelo, os sintomas físicos já manifestados.
Foi para te ajudar nisso que criei o Programa Anticandidíase: o 1º Programa gratuito do Brasil, com foco nesses dois aspectos. Portanto, as mulheres que participam deste Programa aprendem dicas personalizadas para seu caso, considerando seu histórico de vida e sintomas. Cliquei aqui e inscreva-se gratuitamente no Programa Anticandidíase.
Quais vitaminas aumentam o sistema imune, contra a candidíase vaginal?
A ingestão dessas vitaminas abaixo fortalecem sua imunidade e apoiam o corpo no combate da candidíase. As dicas abaixo dão um direcionamento sobre quais alimentos apoiam o aumento da imunidade no corpo. No entanto, se quiser se aprofundar e ter um maior embasamento, procure um nutricionista especializado na área. Também vale reforçar que é fundamental consultar o seu médico antes de ministrar qualquer tipo de suplemento ou medicamento.
- Vitamina B1 – encontrada em grãos, cereais, batata e legumes.
- Vitamina E – encontrada em germe de trigo; óleos vegetais; folhas escuras, como espinafre, rúcula, agrião e couve (inclusive, estas folhas, especificamente, ajudam na desintoxicação dos fungos já mortos), gema do ovo e nozes.
- Vitamina C – as fontes mais comuns de vitaminas C são as frutas cítricas e ácidas, como laranja, limão, acerola, abacaxi, mexerica, kiwi e goiaba; sendo também encontrada na salsinha e tomate.
- Selênio – pode ser encontrado em grãos, cebola, leite e castanha-do-pará.
- Zinco – apresenta excelentes resultados especialmente em casos de candidíase de repetição. É encontrado no farelo de trigo, moluscos e peixes.
- Vitamina A – para obter a vitamina A através da alimentação, nós podemos ingerir alimentos com betacaroteno, que é o precursor dessa vitamina. E encontramos isso em vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos (abóbora, beterraba, etc.), que inclusive possuem essa tonalidade por conta desta vitamina. Além disso, as Yoni Eggs na cor laranja também possuem as propriedades trazidas por esta vitamina. Saiba aqui como funciona esta terapia com pedras, usadas dentro do canal vaginal.
Sugestões de alimentos contra candidíase vaginal
Veja, abaixo, ideias e dicas de alimentos específicos que também podem ser incorporados na dieta, para combater a candidíase vaginal de repetição.
1 – Iogurte natural sem glicose
O iogurte natural – desde que sem açúcares ou outros ingredientes a mais – possui lactobacilos que ajudam a reequilibrar a flora vaginal. Este produto pode, inclusive, ser utilizado em contato direto com a vagina, pois ajuda a criar um ambiente desfavorável para eles.
Neste caso, o iogurte deve ser introduzido no canal vaginal, com o auxílio de uma seringa sem agulha. Você pode fazer isso 1 vez por dia, durante 3 dias. Se quiser evitar que o iogurte escorra na calcinha, use um absorvente.
Quando se tem relação sexual fixa com um parceiro do sexo masculino, pode passar o iogurte também no pênis.
2 – Alho cru
O alho cru é maravilhoso para ser usado no tratamento natural da candidíase. Algumas pessoas corajosas comem o dente de alho cru, mas não precisa ser assim. Desde que ele seja cru, você pode acrescentá-lo na sua alimentação, de forma que facilite o seu consumo. Uma opção é cortá-lo em rodelas ou macerar e colocar na salada, sopas ou cremes.
É natural que, ao usar o alho cru, você elimine seu cheiro pelo suor, hálito e até secreções vaginais. Mesmo que este seja um pequeno incômodo, tende a valer a pena, já que eliminará diversas toxinas por estas secreções, inclusive o fungo da candidíase, além de também aumentar a imunidade.
O ideal é que coma dois dentes de alho cru por dia, durante uns 3 dias seguidos, em paralelo a outros tratamentos que ensino no Programa Anticandidíase. Depois, dê um intervalo de 15 dias ou 1 mês, até usar novamente. Faça isso de tempos em tempos, por prevenção.
O alho é um poderoso antibiótico natural, fortalece o sistema imunológico e combate os micro-organismos causadores da doença. Também existem suplementos de alho, que podem ser consumidos através de pílulas.
3 – Ovos
A proteína, por si só, lhe ajudará a aumentar a imunidade. Mas, o ovo é especialmente bom para isso, pois a carne animal, apesar de ser rica em proteína, pode diminuir a imunidade, ter componentes inflamatórios e dificultar a digestão. Portanto, os ovos são a melhor fonte de proteína para combater a candidíase. Coma, preferencialmente, em jejum.
4 – Probióticos apoiam tratamento de candidíase vaginal
Probióticos são alimentos que contêm micro-organismos vivos. Eles aumentam a imunidade, ajudam no equilíbrio da nossa flora bacteriana e fúngica da vagina e também intestinal, que, como expliquei aqui, está diretamente ligada à candidíase.
Vale lembrar que, para os probióticos serem eficazes no tratamento da candidíase, eles não podem ter açúcar, mas é justamente disso que o fungo se alimenta. Alguns exemplos de probióticos são: chucrute, kimchi, kombucha, kefir, gengibre em conserva, pepino em conserva e beterraba fermentada. Mas, a boa notícia é que já existem probióticos em cápsulas ou sachês de chá na farmácia, já que estes alimentos são difíceis de encontrar e cultivar.
O médico ou o nutricionista pode receitar a melhor opção para que você tome antes de dormir, agindo, inclusive, na microbiota intestinal.
5 – Prebióticos
Os prebióticos são alguns dos alimentos que consumimos, que servem de alimento para os micro-organismos existentes nos probióticos. Isso ajuda o trabalho dos probióticos, fazendo com que se desenvolvam e façam bem para nossa flora vaginal e intestinal.
Alguns exemplos: farinha de banana verde, legumes crus, verduras cruas, alho poró, feijões, ervilha, lentilha, aveia, frutas frescas, cebola, aspargo e dente de leão.
6 – Linhaça
A linhaça aumenta potencialmente a imunidade, por conta da alta concentração de ômega 3. Para usufruirmos melhor das substâncias dos grãos, devemos germiná-los. Portanto, coloque a linhaça mergulhada em uma quantidade de água, somente o suficiente para cobri-la. Deixe assim durante toda a noite e a consuma de dia. Ela se tornará uma espécie de “gel”, que você pode ir consumindo na quantidade de 1 colher de sopa por dia, em jejum. Ela pode ser misturada no iogurte, shakes ou sucos. Essa linhaça dura até 4 dias na geladeira.
7 – Folhas Verdes também combatem candidíase vaginal
As folhas verde-escuras têm forte efeito desintoxicante em nosso organismo. Quando o fungos da candidíase começa a morrer, ele libera uma toxicidade em nosso organismo, que precisa ser eliminada, para que toda candidíase seja exterminada mais rapidamente.
As folhas que ajudam nisso são: rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.
Eu, por exemplo, pico rúcula, couve e agrião e depois bato no liquidificador com um pouco de água ou água de coco. Coloco essa mistura em cubinhos de gelo e deixo congelar. Toda manhã pego de 3 a 4 cubinhos e bato com outras frutas, como, por exemplo: maçã, limão, abacaxi, etc. Às vezes, também uso gengibre, inhame, beterraba, cenoura, etc. Este famoso suco verde pode ajudar na desintoxicação do fim da candidíase.
8 – Casca de limão e de laranja
A casca de limão e de laranja possui uma substância chamada d-limoneno, que também contribui para o mesmo processo de desintoxicação que eu citei acima. Portanto, você pode usar essa casca no seu suco verde que sugeri acima.
9 – Própolis com limão e gengibre
Antes de dormir, esquente um copo d’água, esprema um limão nela e jogue uns pedacinhos de gengibre. Depois, dilua 15 gotas de própolis nesta mistura e, então, beba antes de ir dormir.
10 – Geleia real
Diariamente, ainda em jejum ou pelo café da manhã, consuma apenas um dedinho da geleia real. Assim, você dará uma “bomba” de imunidade ao seu sistema imunológico.
Mais dicas de alimentação para candidíase vaginal
+ Candidíase feminina: 5 alimentos que devem ser evitados
+ Chá para candidíase: aprenda 9 receitas
Deixe um comentário