Durante o ciclo menstrual, a mulher tem 4 influências hormonais diferentes, que afetam seus comportamentos. E uma delas é o Período Fértil, também conhecido como Fase Ovular ou Ovulação. Neste momento, nosso corpo fica mais propício ao sexo. Consequentemente, ficamos mais sedutoras, charmosas e magnéticas. Mas esta fase também traz alguns desafios.
Confira abaixo quais potenciais do Período Fértil você deve explorar e como amenizar os desafios trazidos por ele.
O que é e como calcular o Período Fértil?
Essa fase é também chamada de Ovular porque ela acontece quando o ovário libera o óvulo para ser fecundado. Durante o tempo que o óvulo estiver passando pela trompa uterina, você está na fase fértil.
O Período Fértil ou Fase Ovular costuma acontecer por volta da metade do seu ciclo, ou seja, entre o 14º dia e o 18º dia após o primeiro dia de menstruação.
Por exemplo: uma mulher cujo ciclo é de 28 dias, a metade dele será no 14º dia do ciclo. Ou seja, este é o cálculo estimado de seu dia fértil. Vale lembrar que ciclo menstrual é o número de dias entre o 1º dia de menstruação de um mês até o 1º dia de menstruação do outro.
Mas, atenção: é considerado período fértil não só o dia em que o óvulo está passando na trompa, assim como as 72h (3 dias) após sua liberação. Isso porque o espermatozoide tem cerca de até 72h de vida. Então, se ele tiver subido até as trompas e ficar por lá vivo, até o momento em que o ovário liberar o óvulo, então ele encontrará o óvulo e o fecundará, ou seja, a mulher engravida.
Como nosso corpo é perfeito e inteligente, nessas 72 horas antecedentes da liberação do óvulo já podemos sentir no físico ou no emocional os sintomas da Fase Ovular. Ou seja, os sinais do Período Fértil já começam a ser refletidos no corpo feminino neste momento.
Vagina dá sinais quando chega a Ovulação
Além disso, uma outra forma de identificar seu Período Fértil é observando seu corpo. Nessa fase, a vagina começa a ficar cada vez mais úmida, ela libera um fluido parecido com clara de ovo, elástico. Este muco indica a aproximação da ovulação.
+ 3 tipos de mucos que o corpo feminino libera
Neste momento, seu corpo atinge o pico de estrogênio e LH, pois um óvulo é liberado com estes hormônios. Este óvulo ficará por algumas horas nas trompas para ser fecundado.
Características emocionais do Período Fértil
Os hormônios do Período Fértil tendem a nos trazer mais animação, energia, entusiasmo e amorosidade – ou podem direcionar esses aspectos para algum trabalho ou projeto.
Neste momento, nós, mulheres, também podemos ser mais maternais, nos sentirmos mais ativas e plenas e estarmos mais em conexão com o mundo externo do que com o interno. É uma fase de mais entrega e doação. Por isso, este momento facilita que você trabalhe em prol de sua sexualidade. Afinal, os hormônios típicos desta fase vão naturalmente apurar o seu feminino, sedução e libido, deixando-a mais poderosa.
Período Fértil tem relação com aspectos da Lua Cheia
Já para quem não menstrua, é interessante observar que a Lua Cheia aumenta o magnetismo sobre a Terra, influenciando até as marés e as águas do nosso corpo, assim como o parto.
Portanto, essa lua mexe com nossas emoções, trazendo para a gente as mesmas características do Período Fértil, como aumento de libido, animação e energia. A Lua Cheia é notável e abundante no céu, com todo seu esplendor e beleza. E é exatamente assim que as mulheres se tornam na presença desta lua: verdadeiras lobas, “uivando” e explorando seu charme.
Então, quanto mais sintonizada você estiver consigo mesma e com o equilíbrio da natureza, mais ficará radiante durante a Lua Cheia.
Fase simboliza o verão no seu corpo
Podemos dizer que essa fase corresponderia ao verão, quando estamos mais felizes, vivendo momentos calorosos e de curtição. Portanto, é um ótimo momento para paquerar, seduzir e se tornar fértil – seja fisicamente ou em seus projetos. Este período ajuda a restaurar o amor, ou as relações em geral. Também é uma hora propícia para apresentar uma nova ideia e convencer as pessoas.
Pontos negativos do Período Fértil
Do ponto de vista negativo, durante o Período Fértil a mulher pode ficar mais impulsiva, se deixando levar pelos instintos, desejos e entusiasmo típicos desta fase, tomando atitudes impensadas e que podem prejudicá-la no futuro.
+ Dor e sangramento na ovulação: sobrecarga e dificuldade em ter prazer
Outra possibilidade é que algumas tenham muito desejo sexual e canalizem-o de forma negativa, a ponto de fazer “loucuras”, como transar sem camisinha ou ser permissiva demais em uma relação, ultrapassando seus limites. Além disso, como seu limiar de sensibilidade tende a estar menor neste período, tome cuidado para que sua expansividade não acabe invadindo o espaço do outro.
As outras 3 fases do ciclo menstrual
Além do Período Fértil, o ciclo menstrual também é composto pelas seguintes fases abaixo:
- Menstruação ou Fase Lútea (Lua Nova): período de luto simbólico no corpo
- Pré-Ovulação ou Fase Folicular (Lua Crescente): momento de reabilitar suas maiores feridas
- Fase Pré-menstrual (Lua Minguante): relaxe com a autocrítica