Infecção urinária: o que é, causas, tratamento e prevenção

Infecção urinária: o que é, causas, tratamento e prevenção

É muito comum generalizarem a Infecção Urinária e a Cistite, dizendo se tratar da mesma coisa. Mas, na verdade, existem diferenças entre elas. A Infecção de Urina trata-se de uma Infecção do Trato Urinário (ITU). Já a Cistite é quando a infecção alcança a bexiga. 

Qual a causa física da Infecção Urinária?

O motivo mais comum deste tipo de infecção é a bactéria e-coli (Escherichia coli), presente na flora bacteriana intestinal. Sei que você deve estar se perguntando qual a relação entre uma bactéria intestinal com uma infecção gerada na uretra.

Quase ninguém fala sobre isso, já que esta é uma abordagem comum na fisioterapia ginecológica, mas não na ala médica. O que acontece é o seguinte: quando a mulher tem uma tensão muscular no períneo, ele fica comprimido. Ou seja, o espaço entre o ânus e a vagina diminui, deixando-os mais próximos. 

As bactérias que habitam no ânus migram mais facilmente para a vagina e a uretra, o que pode ocasionar infecção urinária, além de outros problemas como candidíase e corrimentos vaginais, por exemplo. 

Embora este seja um problema bastante comum entre as mulheres, algumas delas costumam ter com frequência, o que pode ser extremamente perigoso para a saúde íntima. Além de existir o risco da infecção subir para outras partes do corpo, a reincidência da doença vai tornando, com o tempo, a vagina mais “calejada”. Ou seja, a mucosa desta região vai ficando cada vez mais grossa e insensível, ocasionando menos prazer, orgasmo e libido.

Infecção Urinária aparece ao segurar emoções

Apesar de todo problema de saúde ter uma causa médica e biológica, as emoções desequilibradas que trazemos dentro de nós também dão origem a doenças físicas. Não estamos muito acostumadas a ouvir isso, porque nos acostumamos a olhar para nosso corpo de forma disassociada. 

Por exemplo, se temos um problema no coração, vamos ao cardiologista; se o problema é íntimo, recorremos ao ginecologista, etc. Apesar da medicina se dividir em várias especialidades, no intuito de ajudar os profissionais a focarem em questões específicas, nosso corpo funciona de forma integrativa, não separada. 

Portanto, as doenças são a forma do nosso corpo mostrar, no físico, o que está errado em nosso interior. E é por isso que a maioria das mulheres não consegue se curar da infecção urinária, que retorna de tempos em tempos.

Afinal, enquanto não exterminamos a emoção-raiz, que dá origem à doença, a tendência é que haja uma reincidência do problema, como forma de nos alertar que ainda não resolvemos determinadas questões emocionais.

E quando a infecção urinária aparece, o que ela quer nos mostrar é que estamos tendo dificuldade de liberar nossas emoções, que são simbolizadas pela água do nosso corpo: lágrimas, sangue menstrual e, claro, urina.

Infecção Urinária

+ Quero descobrir quais sentimentos e comportamentos dão origem à infecção urinária

Como tratar Infecção Urinária?

A maioria das mulheres não consegue se reabilitar da infecção urinária, pois o tratamento não levou em consideração as emoções que deram origem ao problema.

Infecção Urinária

+ Aprenda como reabilitar física e emocionalmente a infecção urinária

Da mesma maneira que o tratamento físico é essencial, pois atua nos sintomas da doença, também é imprescindível cuidar das emoções que facilitam o aparecimento deste problema.

Afinal, enquanto você não exterminar o mal pela raiz, ou seja, colocar para fora as emoções retidas que originam a infecção urinária, a doença ressurgirá de tempos em tempos.

História real: mulher tratou infecção urinária limpando útero

Há cerca de 2 anos atendi uma mulher que chegou até mim com um quadro de infecção urinária recorrente, que nunca conseguia curar. 

Esta mulher tinha problemas profissionais, mas era incapaz de tomar uma atitude para mudar sua situação. No fundo, tinha medo de se lançar no desconhecido e continuava doando-se demais ao outro, esquecendo-se de si mesma. 

Toda insatisfação, mágoa e descontentamento que minha paciente guardava em si, ficavam retidos nela, dando origem a este problema. Foi quando ela decidiu fazer a Reconsagração do Ventre e limpar de seu útero e canal vaginal alojadas neles e a paralisavam.

Leia aqui este relato e descubra como, ao limpar as memórias uterinas, esta mulher ficou livre da infecção urinária.

Reconsagração do Ventre
Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *